segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Shades of Gray



No âmbito do tema do projecto de Área de Projecto os elementos do grupo decidiram lançar-se numa demanda árdua e demorada que provavelmente consumirá grande parte do nosso tempo livre. Falo da construção de uma manga, escrita e ilustrada de raiz por nós, para apresentar no dia do trabalho final.
Ao longo do primeiro período desenvolvemos o primeiro capítulo da história e já estão esboçadas algumas personagens e cenários, trabalho que se encontra a cargo do nosso caro Bruno Pinto. Vamos dar continuidade ao trabalho que realizamos até agora e esperamos em breve ter novidades sobre o mesmo.
Por agora posso dizer que já existe um nome para a manga-"Shades of Gray"- e que o personagem que vêem em cima será o protagonista da história. Mas não vou adiantar mais pormenores, apenas me resta dizer que é com expectativa que aguardamos o feedback por parte da comunidade escolar perante o nosso trabalho.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

DragonBall: Evolution




Lembram-se de quando estreou a série Dragon Ball na TV? Já la vai tanto tempo que eu também não, mas isso não impede que Son Goku e os seus amigos continuem a dar que falar em todo o mundo.
Recentemente chegou-me aos ouvidos a notícia de um proclamado Dragon Ball: Evolution. Inicialmente pensei tratar-se de mais um videojogo a que a Atari já nos tem habituado anualmente ou mesmo mais um boato sobre a continuação da série num formato futurista.
Qual não foi o meu espanto quando, vasculhando na net à procura de alguma informação sobre o dito Evolution, me deparei com um filme dirigido por James Wong, que fez parte da equipa que produziu a primeira temporada de Ficheiros Secretos e tem no seu reportório os filmes Premonição e Premonição 3 e produzido por Stephen Crow, génio criador de fimes tais como Shaolin Soccer e Kung Fu Hustle, com actores de carne e osso e filmado em cenários como Durango, no México e Los Angeles.
Entusiasmado com a notícia procurei incansavelmente descobrir todos os pormenores acerca desta produção.
Ao que parece tudo começou em 2002 quando a 20th Century Fox se dirigiu ao Japão no sentido de adquirir os direitos de produção para um filme baseado na série televisiva Dragon Ball, mas só recentemente se registaram desenvolvimentos significativos na realização do mesmo.
Após várias notícias de possíveis cancelamentos, em 2007 decidiu-se que o filme seria realmente produzido. Será baseado em alguns episódios da primeira série, e conta a história das batalhas de King Piccolo e King Piccolo Jr. contra Goku. Para quem não conhece esta personagem, King Piccolo é a metade maléfica de Kami o deus da Terra na série e quer recolher as bolas de cristal para poder ter a juventude eterna e conquistar o planeta.
Quanto às escolhas dos actores, Justin Chatwin (A guerra dos mundos) foi escolhido para interpretar Goku e James Marsters (Buffy: A caçadora de vampiros) para o lugar de King Piccolo. A equipa de actores conta também com Emy Rossum (Poseidon) como Bulma, Joon Park (Speed Racer) como Yamcha, o famoso inspector Jonh Woo, Chow Yun-Fat (Crouching Tiger e Hidden Dragon) como Tartaruga Genial, Eriko Tamura(Heroes) como Mai, Randull Duk Kim(The Matrix: Reloaded) como avó de Son Goku e Jamie Chung como Chi-Chi.
Com um elenco deste calibre e um custo de produção estimado em 100 milhões de dólares o filme deixou em êxtase os adeptos fanáticos da série (onde me incluo) e outros não tão fanáticos que também se entusiasmaram com a ideia.
Ora, a montanha pariu um rato. E quem já viu o trailler do filme sabe bem do que estou a falar.
Para começar as imagens apresentadas pela Century Fox em nada se parecem com a série Dragon Ball e os efeitos especiais parecem saídos de um qualquer filme de série B. As personagens principais em nada se parecem com as da série (para onde foi o cabelo de Son Goku?) e distanciam-se psicológica e fisicamente dos mesmos. Isto sem contar com as incongruências a nível da história (desde quando é que Goku andou na escola?).
Ao que tudo indica o filme será uma adaptação medíocre do anime e provavelmente o título DragonBall servirá apenas para chamar os entusiastas da série as salas de cinema. Infelizmente será, provavelmente, mais uma manobra de merchandising que pode render milhões.
Deixo para vós a avaliação do dito filme mas como fã da série tenho de colocar aqui um aviso. Se são amantes de DragonBall, revejam a série, divirtam-se com os videojogos, procurem a manga original mas não vejam o filme. Muito provavelmente irá corromper todas as boas memórias daquelas tardes perdidas em frente a televisão.
Resta dizer que o filme está agendado para 8 de Abril na América e 13 de Março no Japão, ainda não se sabendo a data de estreia na Europa (e muito menos em Portugal). Deixo aqui os links do trailler e do site oficial do filme para que possam ver com os vossos próprios olhos e aguardo os vossos comentários.
O site
O trailler